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Execução no Ponto de Vendas
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Capacitar os promotores de vendas, bem como trabalhar bem a
ambientação das mercadorias são estratégias para educar o shopper
Pode parecer uma utopia falar que o PDV tem uma atuação “educativa” no
comportamento de compra do shopper, ou seja o consumidor no PDV, mas
está aí uma grande oportunidade tanto para as indústrias como para os
varejistas conduzirem o consumo de acordo com suas estratégias e
ajudarem ao shopper em sua tomada de decisão. Mas como fazer isso
acontecer na prática? Poderia citar algumas formas, mas vou me ater a
apenas duas delas, as quais acredito serem mais impactantes e efetivas
quanto aos resultados.
Ambientação de gôndola: neste caso não seria apenas uma simples
decoração da loja ou da seção, mas sim um trabalho relacionado com
informações sobre o comportamento de compra do shopper, ou seja,
estabelecer a ambientação de acordo com a árvore de decisão de compra.
Desta forma, é possível estabelecer correlações entre as categorias e
subcategorias que estiverem sendo ambientadas, ensinando ao shopper
formas de uso das mesmas, ocasiões de consumo, inter-relações com outras
categorias entre outros.
Claro que as informações que serão apresentadas nas ambientações podem
ser mostradas de várias formas, e aí dependerá muito da criatividade de
quem a estará desenvolvendo, bem como do investimento disponível para
tal. O importante é sempre ter em mente que o trabalho deve agregar
valor ao shopper durante o processo de decisão para que o mesmo não
sinta-se manipulado e sim adquirindo dados relevantes para sua vida no
consumo dos produtos em questão.
Capacitação de promotores de merchandising: aqui reside uma grande
oportunidade muitas vezes perdida pelas indústrias. Quantas vezes já não
entramos em uma loja e perguntamos ao promotor onde estava o produto
“X”? Será que o promotor a quem esta pergunta foi realizada trabalhava
com a marca em questão? Se não, será que não perdeu uma excelente
oportunidade de reverter uma venda no exato momento da decisão de
compra? Pois é, ninguém dentro da escala hierárquica de uma indústria
tem mais contato diário com o shopper, do que o promotor de loja. Tenho
certeza que a grande maioria das empresas não aproveita este “corpo a
corpo” da melhor forma.
O trabalho do promotor de loja sim é de abastecimento, mas por que não
aproveitá-lo para promover seus produtos no PDV? Afinal, seria uma forma
de otimizar custo além de tudo. Portanto, é fundamental ter uma equipe
de promotores de merchandising motivada, engajada, e acima de tudo
capacitada com relação aos seus produtos e com técnicas de abordagem
para poder converter tantos shoppers quanto possível.
E por que educar o shopper no PDV é tão importante? Ora, em um mundo
cada vez mais competitivo, impactado por milhares de produtos, marcas,
inovações, alternativas de consumo, além de claro a grande concorrência
que o varejo digital vêem exercendo no varejo tradicional, acredito que
fica muito clara a importância de prestar um serviço adicional ao
shopper. O pioneirismo nesta questão sem dúvida alguma também trará
benefícios, pois sair na frente fazendo diferente, certamente marcará as
mentes dos consumidores. Investir em educação é investir no futuro,
sempre!
Por: Marcelo Murin é administrador de empresas com especialização em
marketing e sócio-diretor da SOLLO Direto ao Ponto - See more at: PDV
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