O promotor de vendas é um profissional que cuida da arrumação das
prateleiras, acompanha a rotatividade de mercadoria e prepara a melhor
exposição de produtos no ponto de venda. Isso pode acontecer em estandes
de feiras, eventos, shopping centers e supermercados, sempre orientado pelas
diretrizes de exposição estabelecidas pela indústria.
O segredo de um bom promotor de vendas é apresentar
os produtos da maneira mais atrativa possível e conseguir o maior giro de
produtos, ou seja, gerar mais vendas.
Para isso, precisa ser presente nos PDVs. Além disso, ele deve estar preparado
para abordar e explicar ao seu público-alvo as características e benefícios dos
produtos.
O promotor também pode distribuir, no seu PDV, panfletos ou amostras
grátis dos produtos. Esse profissional deve ter experiência na área de trade
marketing e conhecimentos de merchandising. O promotor é capaz de buscar as melhores
oportunidades para a indústria no varejo e percorre diariamente várias lojas.
Ele fica responsável também por informar a indústria de dados referentes ao
produto:
·
O preço cobrado pelos concorrentes;
·
A força de vendas em cada estabelecimento;
·
Casos de ruptura de estoque, entre outros.
É possível para um promotor
de vendas traçar um plano de carreira visando alçar posições como assistente de
marketing, assistente de vendas, consultor de vendas, podendo chegar a funções
gerenciais. Para isso, precisa investir em seu desenvolvimento profissional,
fazendo cursos de capacitação ou acompanhando blogs especializados em trade
marketing
1 comentários :
Gostei vou aprimorar mais minhas ideias e estudar mais sobre essa profissão.obrigado
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