terça-feira, 20 de maio de 2014

O que faz um promotor de vendas?


O promotor de vendas é um profissional que cuida da arrumação das prateleiras, acompanha a rotatividade de mercadoria e prepara a melhor exposição de produtos no ponto de venda.  Isso pode acontecer em estandes de feiras, eventos, shopping centers e supermercados, sempre orientado pelas diretrizes de exposição estabelecidas pela indústria.
O segredo de um bom promotor de vendas é apresentar os produtos da maneira mais atrativa possível e conseguir o maior giro de produtos, ou seja, gerar mais vendas. Para isso, precisa ser presente nos PDVs. Além disso, ele deve estar preparado para abordar e explicar ao seu público-alvo as características e benefícios dos produtos.
O promotor também pode distribuir, no seu PDV, panfletos ou amostras grátis dos produtos. Esse profissional deve ter experiência na área de trade marketing e conhecimentos de merchandising. O promotor é capaz de buscar as melhores oportunidades para a indústria no varejo e percorre diariamente várias lojas. Ele fica responsável também por informar a indústria de dados referentes ao produto:
·         O preço cobrado pelos concorrentes;
·         A força de vendas em cada estabelecimento;
·         Casos de ruptura de estoque, entre outros.
É possível para um promotor de vendas traçar um plano de carreira visando alçar posições como assistente de marketing, assistente de vendas, consultor de vendas, podendo chegar a funções gerenciais. Para isso, precisa investir em seu desenvolvimento profissional, fazendo cursos de capacitação ou acompanhando blogs especializados em trade marketing

1 comentários :

Unknown disse...

Gostei vou aprimorar mais minhas ideias e estudar mais sobre essa profissão.obrigado

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